sábado, 30 de maio de 2009

Trovão Tropical


Enquanto ainda tem gente que teima em dizer que 2008 foi o ano do Batman, eu ainda teimo em dizer que o morcegão não fez nada que não deveria ter feito obrigatóriamente. Ano passado tivemos ótimos filmes, como o ótimo Os Indomáveis(sem dúvida o melhor do ano para mim), Encarnação do Demônio, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, O Incrível Hulk, Homem de Ferro, Agente 86 e...Trovão Tropical. O blockbuster dirigido por Ben Stiller superou todos os filmes de comédia lançados e conseguiu deixar Steve Carrel no chinelo, coisa que eu nunca imaginaria que Ben Stiller conseguiria fazer.

A história é uma paródia a indústria cinematográfica de Hollywood, onde um diretor inglês tenta fazer a adaptação de um livro de um ator veterano da guerra do Vietnã, contando com um elenco de estrilhas. Aí onde esntra Ben Stiller que numa espécie de paródia a sua própria vida, interpreta o ator Tugg Speedman que ficou famoso por seus papéis de herói de ação que tenta fazer um filme de drama "de retardado" para mostrar que é um ator sério, mas acaba virando motivo de sarro, além de Robert Downey Jr.(que voltou aos cinemas com Homem de Ferro), um ator consagrado pelos prêmios e pelas polêmicas, que acaba fazendo uma controversa cirurgia para virar negro e poder interpretar um sargento negro e Jack Black como o balofo Jeff Portnoy, que atua em vários papéis em um único filme de comédia em que fica mega gordo e solta piadas sobre puns(Eddie Murphy???) que tem problemas com drogas, além do rapper Alpa Chino(sério hahahahaha) e um ator iniciante interpretado por Jay Baruchel de Ligeiramente Grávidos. Por culpa dos atores, o filme está atrasado e o orçamento já ultrapassou o esperado, assim o produtor(não vou revelar quem é, só prestem atenção) ameaça o diretor e manda ele terminar esse filme de uma vez por todas.

Assim, ele e Quatro Folhas(interpretado por ninguém menos que Nick Nolte) decidem levar aos atores a selva de verdade, espalhando câmeras pra tudo quanto é lado e deixar os atores por lá, até terminarem o filme. O que eles não contavam é que há traficantes de papoula por lá, e os atores acabam entrando numa guerra de verdade. Speedman decide levar a coisa a sério mas é sequestrado pelos traficantes que quando descobrem que se trata do famoso ator, eles ficam emocionados por gostarem do seu filme "de retardado", Simple Jack(que na verdade é o único filme que eles tem na vila e que assistem todo o dia), assim decidem ligar para o produtor e o agente de Tugg(interpretado por Mathew McConaughey) e pedem uma alta quantia de dinheiro para não matarem o ator. O produtor não acredita e ameaça matar todos os traficantes se continuarem a encher o saco dele. Obrigam Tugg a participar de uma peça de teatro pra toda a vila baseado em Simple Jack senão irão matá-lo. Nisso os outros atores estão perdidos no meio do mato. Lazarus fica o tempo todo usando gírias e expressões de negros, o que irrita Alpa Chino, que começa a descobrir um lado que não sabia que tinha, enquanto Portnoy fica desesperado quando perde suas balinhas. É quando descobrem que não estão mais em um filme e descobrem ao que Speedman está submetido. Para sobreviverem, eles terão que deixar as diferenças (e as drogas de lado) e entrarem na guerra. Claro que isso é motivo suficiente para fazer o espectador rolar de rir.

Trovão Tropical não pega leve com ninguém, é um sarro atrás do outro onde ninguém se salva. É um daqueles filmes que você não pode levar a sério momento algum, assim como o clássico "Com a Bola Toda". Mas é claro, sempre tem gente pra criticar e reclamar, o que é normal, principalmente para um filme politicamente incorreto. Não vejo problema em comparar com os grandes clássicos do gênero da comédia, e em tempos em que só fazem paródias repetidas e chatas, Ben Stiller nos brindou com o que há de melhor em termos do gênero, unindo um elenco ótimo onde muitos, inclusive o próprio Ben Stiller, não faziam algo tão bom em muito tempo. Esperem até ver a atuação do Tom Cruise, que está totalmente diferente do que vemos em outros filmes e na Oprah, aqui o galã se diverte, abusa nos palavrões e dançando. Sem contar Downey Jr. como sargento negro abusando das gírias.

Enfim, Trovão Tropical marcou de vez o ano passado e é passatempo OBRIGATÓRIO pra quem tá afim de dar muita risada.

Nenhum comentário: