quinta-feira, 7 de maio de 2009

Dragonball Evolution

Muitas vezes durante sua vida, o ser humano tem tendências meio...sadomasoquistas, ou "saudosista" como diria meu pai. Pois bem, uma das minhas tendências é que gosto de quebrar a cara mesmo depois que todo mundo me avisa pra eu não me meter em encrenca. Neste caso, mesmo sabendo da bomba que seria Dragonball Evolution, adaptação americana ao clássico anime Dragon Ball, algo me motivava a ir ao cinema assistí-lo. A primeira vez que tentei foi na estréia, mas por sorte um pouco de razão tomou meu corpo e me afastei da bilheteria. Depois, várias pessoas começaram a dar a sua opinião sobre o filme, nenhuma críticia positiva ao filme. "Estamos diante de um novo Street Figher?" logo eu pensei...a minha vontade de assistir só aumentava. Até que depois de descobrir que os dubladores do desenho estavam presentes na versão dublada do filme, cedi aos meus desejos e finalmente entrei no cinema para ver Dragonball Evolution. A acreditem ou não...saí com um sorriso amarelo da sessão!

Pra quem não sabe o que diabo são essas Bolas do Dragão, voltemos aos anos 90, quando no Sábado Animado do SBT era exibido no fim da manhã um desenho chamado Dragon Ball. O desenho mostrava as aventuras de Son Goku, um garoto com cauda que tinha forças descomunais e vivia sozinho depois do falecimento do avô Son Gohan, que se une a uma garota chamada Bulma e os dois partem em busca das esferas do Dragão(as Dragon Balls do título), que segundo a lenda, se você as unisse soltaria Shenlong, um dragão aprisionado dentro das esferas que poderia realizar qualquer desejo. Mas não era apenas Goku e Bulma que desejavam as sete esferas, como Pilaf e a equipe Red Ribon. No meio do caminho, Goku é treinado pelo Mestre Kame, que ensina ao garoto o famoso Kame-hame-ha, além de conhecer Yamcha e Paus, dois ladrões sem noção. Descobre-se também que Goku se transforma em um grande macaco(Oozaro) e que só cortando seu rabo ele poderá voltar ao normal. Goku também conhece Chi-chi, filha do rei Cutelo, ele diz a ela que no futuro os dois irão se casar. No fim da série surge Piccolo, que mata a todos os amigos de Goku, ao fim ele morre e de seu corpo surge Piccolo Jr.

Ok, leram o resumo do desenho, agora esqueçam tudo o que eu escrevi. Dragonball Evolution(Dreiguenbóu Evilatchión na versão dublada) conta a história de Son Goku, um garoto que vive com seu avô Son Gohan que o ensina artes marcias todos os dias. Na escola, Goku é humilhado e perseguido por seus colegas, além de não ser levado a sério por seus professores. Logo, o garoto se apaixona por Chi Chi, namorada de um dos valentões da escola. Frustrado por não conseguir chamar a sua atenção e por não poder usar seus poderes na aula, Goku não ouve o seu avô. Quando completa 18 anos, Goku recebe de seu avô uma das esferas do dragão, e seu avô promete contar ao neto a sua origem e o significado da esfera do dragão. Mas o garoto acaba fugindo de casa pra ir a uma festa na casa de Chi Chi(Titi no dublado), nesse tempo Piccolo, um perigoso demônio aprisionado graças as esferas do dragão volta com sua assistente Mai e matam Son Gohan. Nisso Goku se une a Bulma, que também teve uma esfera do dragão roubada por Piccolo e partem em busca das outras esferas. No caminho conhecem o mestre Roshi, um velho tarado que sabe o famoso Kame-hame-ha.

Sendo assim, deixei da lado aquela vontade de nerd de ficar reclamando da fidelidade do filme e tentei assistí-lo como se nunca tivesse ouvido falar de Dragon Ball, o único jeito de tentar apreciar o filme. E querem saber? Dragonball Evolution é um daqueles que de tão ruim fica bom...ou no mínimo você acha muita graça! Enquanto a sessão rolava, não me contive nas minhas risadas durante o filme. O melhor diálogo é sem dúvida o do Goku: "Vovô, você me ensinou a lutar artes marcias muito bem, mas me ensine a conquistar as garotas."!!!!!!!!!!!! HAHAHAHAHAHAHAHA, ou seja, tranformaram a série numa cópia barata de Homem-Aranha. Pensem num Homem-Aranha misturado com Mortal Kombat e Street Fighter, assim vocês terão Dragonball Evolution, simplesmente castraram as bolas do dragão.

O filme é um festival de defeitos desde o início, a começar com seus efeitos capengas que não convencem em momento algum. Quando Goku se torna Oozaro, totalmente feito por computador, ele se assemelha com um dos lobisomens daquela série Anjos da Noite só que mais vagabundo ainda. Piccolo mais se parece com a Vera Verão pintada de verde...sem contar as lutas, piores que todas as do 300 e Watchmen sem dúvida alguma. Mas acho que o pior de tudo ainda são os poderes usados pelos personagens, especialmente sobre o Kame-hame-ha. Tudo o que eu esperava era ver o Kame-hame-ha sendo soltado no fim do filme, mas nada lembra o do desenho. Quando o Roshi ensina a Goku, é o festival de risadas, pois Roshi fica o tempo todo fazendo malabarismos do Circo de Soleil e caretas, constrangedor. Quanto ao elenco, bem...elenco totalmente vergonhoso, o único que ainda se salva é Chow Yun-Fat, amigão de John Woo que atuou no fodástico Hard Boiled, que em certos momentos até consegue lembrar o mestre Kame, principalmente por seu jeito taradão.

O que mais me deixa decepcionado é saber que poderia ter saído um bom filme dai, mas a Fox estragou tudo ao tentar adaptar Dragonball como uma espécie de Homem-Aranha misto Mortal Kombat...aí saiu essa coisa aí.

O legal é que se você olhar Dragonball Evolution esquecendo a série na sua cabeça, rola altas risadas dessa tosquice, pois é daqueles quanto mais ruim melhor...

Nenhum comentário: