terça-feira, 16 de junho de 2009

The Killer de John Woo


Antes de queimar o filme indo pros Estados Unidos assinando filmes como A Outra Face e Missão Impossível 2, o diretor chinês John Woo fez alguns dos melhores filmes de ação da história do cinema, mais tarde copiado em jogos de ação como Max Payne e no filme Matrix. No fim dos anos 80 e início dos anos 90 o diretor nos brindou com ótimos filmes como a obra prima Hard Boiled(Fervura Máxima), Bullet in The Head e The Killer(traduzido como...O Matador).

Aqui, novamente trabalhando em parceria com o ator Chow Yun-Fat(que trabalhou em O Tigre e o Dragão, Piratas do Caribe 3 e o já comentado Hard Boiled) e contando também com o famoso ator da Shaw Bros. Danny Lee. Aqui Chow Yun-Fat interpreta um perigoso matador de aluguel chamado Jeff que em uma missão acaba acidentalmente cegando Jennie, uma cantora que estava no lugar quando o matador chega. A cena é uma obra prima difícil de se descrever, a única coisa que posso afirmar é que nunca vi cenas de ação tão bem coreografadas quanto as de Woo: certas horas a ação é frenética enquanto em outras lembram um filme do diretor americano Sam Peckinpah, onde ele mantém tudo em câmera lenta para que você aprecie os detalhes da cena, mostrando o estrago causado pelo protagonista.

Abalado com o ocorrido. o assassino começa a questionar o seu trabalho, quando seu único amigo, um matador aposentado, o chama para mais um trabalho, um poderoso mafioso. Ele pede um milhão e meio de dólares para que depois possa finalmente se aposentar. Enquanto isso o personagem de Danny Lee, o inspetor Lee, é encarregado de proteger o homem que o Jeff irá matar. Após matar o mafioso, o inspetor persegue Jeff, que consegue fugir pra cair numa cilada feita pela pessoa que o contratou. Durante o tiroteio uma criança é baleada e Jeff a leva ao hospital. Lee acaba seguindo Jeff e dentro do hospital os dois ficam cara a cara pela primeira vez. Aos poucos, surge um laço que liga bandinho e mocinho, algo muito copiado por Hollywood esses últimos tempos. Ao mesmo tempo em que Lee começa a cercar a vida de Jeff, o matador, angustiado pelo que fez com Jane, passa a tentar ajudá-la, començando uma estranha relação. O problema é que Lee ameaça o relacionamento dos dois, enquanto Jeff tenta recuperar o dinheiro de seu último trabalho para poder realizar a operação médica que irá recuperar a visão de Jane, que está cada pior. Senão bastasse, o seu antigo chefe deseja exterminá-lo para que não posso o denunciá-lo. Deixando de lado o dever de policial, Lee se une a Jeff para protegerem Jenny e se vingarem de vez dos verdadeiros assassinos.

O filme de John Woo, além de ser carregado com cenas de ação surpreendentes e exageradas(o que eu acho ótimo), conta também com uma boa história, com tempo suficiente para que todos os personagens possam ser explorados de maneira satisfatória à trama. Mas como eu disse, há espaço para genias tiroteios e perseguições, entre elas a final, centrada em um mosteiro, onde Lee e Jeff tem a chance de se vingar. E em hora alguma o filme se arrasta, usando muitos diálogos e ação.


The Killer está mais para um drama sobre uma assassino assombrado pelo seu passado, que vê em um policial um amigo e numa cantora cega a chance de fazer algo bom. Mas não espere um final feliz dos filmes americanos, John Woo faz um filme bem pesado. Pena que com o sucesso e a chance de ir para os Estados Unidos, ele tenha esquecido como fazer cinema.

Nenhum comentário: