sábado, 31 de outubro de 2009

Cop Land

Até hoje tem os metidos a fã de Almodovares e Lars Von Triers da vida que ignoram a carreira de feras como Silvester Stallone e Arnold Schwarzenegger. Claro, não é só eles, tem muita gente que ridiculariza a carreira dos dois. Total preconceito contra a carreira dos dois. Tanto Sly quanto Arnie são BONS naquilo que eles fazem melhor, ou seja, filmes de ação. Exterminador do Futuro 4 está aí pra provar que os primeiros filmes eram bons não apenas por causa do envolvimento de Cameron, mas por graças à atuação do ex-Mister Olympia como ciborgue. Sua falsa participação no quarto filme é a melhor cena durante a projeção no cinema, pena que é curta. Sly também, fez carreira atuando em Rocky e Rambo. Nenhum The Rock ou Vin Diesel da vida vai chegar ao patamar desses caras aí. Claro, os dois já tiveram seus deslizes, até o Stallone teve mais que o governator, mas ainda bem que existem filmes como Cop Land pra mostrar aos metidos a cults que Sly sabe sim atuar.

Escrito e dirigido em 1997 por um ainda desconhecido James Mangold, que mais tarde faria filmaços como Walk the Line e Os Indomáveis, o filme coloca Stallone no meio de feras como Robert De Niro(antes de fazer porcarias como Entrando numa Fria e As Duas Faces da Lei), Harvey Keitel(que anda sumido ou me enganei?) , Ray Liotta(outro que nunca mais vi) e Robert Patrick(idem) enquanto ainda tinham prestígio.

A história envolve uma conspiração policial na chamada Cop Land, pequena sociedade próxima de New York formada por policiais que trabalham na maior cidade do mundo, mas que vivem com suas famílias afastadas de toda aquela loucura. Quando um dos moradores de Cop Land, Murray Superboy, acaba matando dois negros que simulavam estar armados, os políciais da cidade, comandados por Ray(Keitel), decidem inserir pistas falsas pra ajudar o rapaz, mas sem sucesso. Decidem então simular o suicídio do policial, que morreria como herói. Sem acreditar no ocorrido, o policial Moe(De Niro), decide investigar o ocorrido, mas pressionado pelo prefeito é obrigado a largar do caso.

No meio de tudo isso está Freddy Heflin(Sly), o Xerife de Cop Land. Surdo de uma orelha após salvar a vida da mulher que mais ama e está casada com um policial brigão, o acidente custou sua entrada na Corporação, sendo obrigado a aceitar o posto de xerife do local. Freddy é visitado por Moe, que pede sua ajuda, mas ignora. Quando Ray vê que não pode mais esconder Murray, decide que ele e seus homens devem matá-lo, mas este consegue escapar e visita Freddy. Finalmente o xerife resolve agir como policial, ajudado por Figgis(Liotta), ex parceiro do bando de Ray, enfrentando os policiais corruptos da cidade.

Dez anos antes de Tropa de Elite, Cop Land já mostrava a corrupção dentro da força policial. O filme explora bem a idéia de que mesmo em lugares que na teoria deveriam ser tranquilos pra se viver em sociedade, por debaixo de toda aquela tranqulidade há corrupção e violência, onde todos os habitantes fingem não ouvir e sequer falam sobre o que acontece na cidade.
O confrontro entre Freddy, um cara limpo em meio a tanta podridão, com os policiais é sangrenta e formidável. Realmente faz juz à linha dos westerns urbanos. Anos mais tarde, o diretor aperfeiçoaria os tiroteios em outro filmaço, Os Indomáveis.

Cop Land vale pela ótima história, pelo maravilhoso elenco e suas cenas de tirar o fôlego. É um filme que realmente vale a pena assistir e rever quantas vezes o possível. Uma pena que o filme acabou sendo ignorado e quase não se ouve falar dele.